INICIO / ARQUITECTURA PAISAGISTICA
 

Biblioteca Municipal Trindade Coelho


Considerada recentemente como a mais bela biblioteca municipal do país. O título foi conseguido no concurso promovido pelo fórum BibliotecAtiva., através da rede social “Facebook”.
De entre as 25 a concurso, a Biblioteca Municipal Trindade Coelho foi aquela que reuniu mais votos. Depois de ter passado à segunda fase de votação, que contemplava 5 finalistas, alcançou 65 por cento dos votos, ficando à frente de bibliotecas municipais como Sever do Vouga, Porto, Beja e Ílhavo. Num universo de 592 votantes, a biblioteca de Mogadouro arrecadou 382 no total, sendo que a aplicação não permitia que as pessoas votassem duas vezes com o mesmo perfil, de forma a dar rigor ao processo.

A Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) é, indubitavelmente, um dos mais importantes equipamentos culturais que o Município de Mogadouro coloca ao dispor de todos os Munícipes e, neste sentido, pretende constituir-se como um equipamento à escala do seu tempo. Toda a sua organização está pensada numa lógica contemporânea de Biblioteca Pública, pretendendo responder às necessidades de uma comunidade exigente e às especificidades de uma Sociedade em constante mudança e, nesta lógica, a oferta de informação ultrapassa o documento impresso, apoiando-se em todos os suportes de informação existentes e na Internet.

A Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), foi inaugurada no dia 10 de Setembro de 2009 e o seu edifício, de traça contemporânea, foi projectado pelo arquitecto Victor Mogadouro.
O nome da nova “casa dos livros” de Mogadouro homenageia o escritor José Francisco Trindade Coelho (1861-1908), natural do concelho, e alberga o espólio do mesmo. O referido espólio é constituído por manuscritos, livros, revistas, jornais e recortes, fotografias, objectos de decoração, mobiliário e diversas peças de uso pessoal.

Distribuída por diversos Espaços e Zonas (Secção Infanto-Juvenil; Secção de Adultos; Consulta Local; Leitura e Exposição de Periódicos; Zona de Exposições; Sala Polivalente; Cafetaria) que convidam à descoberta, a colecção e os recursos de informação desta Biblioteca foram seleccionados com o intuito de proporcionar, aos seus Utilizadores/Leitores, uma viagem pela informação e pelo conhecimento que satisfaça e incentive as suas necessidades ao nível da educação, formal ou informal, conhecimento e lazer.

Actualmente, a Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) oferece aos seus Utilizadores/Leitores um conjunto diversificado de Serviços, nomeadamente o Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE); o Serviço de Empréstimo Domiciliário; Leitura Presencial; Serviço de Referência; Serviços TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação e Serviço de Sugestões e Reclamações.

A Biblioteca como “organismo vivo”, como espaço de lazer, de cultura e para a cultura, oferece, também, o Serviço de Extensão Cultural, através do qual promove, para os seus diferentes públicos, actividades culturais de diferentes tipologias. Neste sentido, realizam-se, na Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) diversas actividades: Horas do Conto, Horas do DVD, Ateliês de Expressão Plástica, Visitas Guiadas, Exposições e Mostras Bibliográficas, entre outras actividades.
Pretende-se, então, criar uma Biblioteca do e para o séc. XXI, activa na sua comunidade e pró-activa no desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais desenvolvida, exigente, consciente, interessada e, acima de tudo, informada.

 

 
HOME MAPA DO SITE POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMOS DE UTILIZAÇÃO SUGERIR WEBSITE ADICIONAR AOS FAVORITOS
Ideia Verde - Arquitectura Paisagista, Consultoria Ambiental e Formação Profissional, Lda.
Powered by
IVICEVERSA
 - 2007-2017